Feeds

Boa Hora Pra Comentar no Blog , Amigo!!!

20 de mar. de 2009

Definir o Indefinível

Estive procurando a definição da palavra ARTE.Me surpreendi quando descobri que não existe definição.

O que encontrei foi a palavra DESIGN, que também tem várias conotações.

Eis algumas delas:

Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.


Design é também a profissão que projeta os artefatos. Existem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. Atualmente as mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer.

Finalmente, o design pode ser também uma qualidade daquilo que foi projetado.

O termo deriva, originalmente, de designare, palavra em latim, sendo mais tarde adaptado para o inglês design.


A resposta mais simples à questão "o design é uma arte?" é "não": design não deve ser chamado de arte, considerando a forma como a história da arte moderna e contemporânea encara o design. Isso porque a partir do século XIX o termo "arte" ganhou um sentido ideológico ligado a uma produção material individualista e transcendente, enquanto que o design defendia uma atividade funcional que atendesse à sociedade. No século XIX novas necessidades sócio-económicas levaram a uma separação nas atividades ditas artísticas, havendo a partir daí uma diferenciação gradual, mas bastante evidente, entre designers e artistas plásticos.

É importante entendermos que "arte" não precisa ser um termo restritivo ligado a qualquer atividade profissional. E. H. Gombrich, famoso historiador de arte, procurava em sua obra não produzir uma leitura relativista da arte, daí a afirmar que "nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte". Ou seja, arte é um valor, e não um fenômeno da natureza. Qualquer coisa pode ser chamada de arte desde que alguém a considere assim, não precisa ter sido feito por um artista plástico, ou um designer.

Concluo então, que sou uma artista,dado que faço do que faço uma arte.Coloco o coração, coloco paixaõ, em tudo que faço.Minhas peças só eu tenho,só eu faço assim.Podem existir peças parecidas,iguais nunca.Nem eu mesma faço outra igual.Obra minha,minha arte.Por isso seu valor é inestimável para mim.

Enquanto que o designer, faz seu trabalho,digamos, em série.O desinger de moda,por exemplo, seus modelos são produzidos em série, o designer visual,ou tatuador, tem seus trabalhos repetidos milhares de vezes da mesma forma.

Nem por isso seu trabalho é insignificante.O desinger também é criador.No momento que ele está desenhando um vestido, em que está desenhando uma tatoo nova etc..., ele é o artista, depois ,quando seu projeto passa a ser executado diversas vezes, se multiplica, ele é o designer.

Essa matéria eu pesquisei, e metade dela foi tirada da WIKIPÉDIA, e a outra metade,de meus sentimentos com relação à arte em geral.


Fonte:wikipédia








Ateliê Art's By Kattyy

seja o primeiro a comentar!

Gostou do Blog???Comente!!!
Vou adorar saber do que gostou.
Não gostou??? Comente também.Me diga do que não gostou para que eu possa deixar o blog "Redondinho"
Obrigada pela visita e comentários.
Volte mais vezes!!!